E-mail(11) 4565-6318

FLUXO DE CAIXA


Você está em: Home > Blog > FLUXO DE CAIXA

 

O que é fluxo de caixa e o porquê de fazê-lo

Estar com uma empresa no azul é a coisa mais sonhada por todo empresário. Um fluxo de caixa bem estruturado pode ser um bom começo para que se saiba como está o saldo de caixa de sua empresa antes mesmo de que qualquer investimento seja feito. Procurando esclarecer alguns termos da contabilidade, hoje vamos falar um pouco sobre o fluxo de caixa e algumas das vantagens de fazê-lo sempre que possível.

O fluxo de caixa nada mais é do que um apanhado de todos os gastos, recebimentos e saldo de sua empresa organizados diariamente para que se tenha o acompanhamento no final do dia. Seu cálculo é fácil, já que é preciso somente subtrair os gastos dos recebimentos e saldo anterior. O resultado disso é que vai dizer se sua empresa está gastando menos ou mais do que arrecada.

Exemplo de fluxo de caixa

O ideal é sempre ter um fluxo de caixa positivo. Se o resultado for negativo, é preciso verificar o que pode estar causando o descontrole financeiro. Às vezes, pequenas mudanças em sua rotina de pagamentos ou recebimentos podem ajudar na contabilização positiva de caixa. Verifique os prazos de pagamentos e recebimentos, os juros pagos, as compras para estoque, as retiradas pró-labore. Esses podem ser alguns dos vilões de um fluxo de caixa positivo.

Saber como está o fluxo de caixa de sua empresa é essencial. Ter ideia do quanto é gasto e recebido pode ajudar o empresário a saber o que planejar e até mesmo a manter a sua empresa aberta por mais tempo no mercado. Fluxo de caixa positivo é sinônimo de vida empresarial longa.

Para mais Informações Entre em Contato!

POSTS RELACIONADOS

Como funciona o Planejamento Tributário para Simples Nacional na Nobre Contabilidade

Olá pessoal, hoje quero falar um pouco para vocês sobre planejamento tributário, área importante dentro de um escritório de contabilidade no departamento financeiro das empresas. Infelizmente muitos contadores acabam deixando de lado essa análise enquanto lidam com as questões contábeis de seus clientes, fazendo-os pagar grandes cargas tributárias desnecessárias. Um levantamento feito pela Organização para […]

Leia o post completo