.

Você está em: Home > Blog > O que é FGTS e para que serve [Leitura Rápida]

O que é FGTS e para que serve [Leitura Rápida]

Publicado em: 18 de agosto de 2019


 

FGTS o que é e para que serve com demissões sem justa causa e com justa causa ou recisão por acordo nobre contabilidade em osasco barueri sao paulo e regiao


Em uma leitura de menos de 2 minutos, você vai entender o que é e como funciona o FGTS e para que serve do ponto de vista contábil.

O que é FGTS e para que serve?

O FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – é uma poupança obrigatória que o empregador tem que abrir na Caixa Econômica Federal e depositar mensalmente para o empregado visando garantir ao trabalhador os recursos financeiros na hipótese de desligamento do emprego formal . As regras vigentes hoje são: perda de emprego sem justa causa e perda de emprego com justa causa.

Como funciona o Saque do FGTS sem Justa Causa

Sem a justa causa, o empregado recebe integralmente o saldo acumulado do período em que contribuiu, com 40% de multa, essa a ser paga pela empresa. Nessa condição, o cidadão também tem direito ao seguro desemprego pago pelo governo, que pode variar com base no tempo de trabalho formal assinado em carteira, atingindo até seis parcelas.

Como funciona o Saque do FGTS com Justa Causa

Com a justa causa, o valor integral ainda pertence ao cidadão, porém, sem direito a multa de 40% e o fundo fica em uma conta inativa, onde o mesmo só pode ter acesso a essa quantia se:

Como funciona o saque do FGTS em rescisão por acordo

Desde 11/11/2017, está em vigor a modalidade de rescisão por acordo, que visa facilitar a saída de um funcionário da empresa de forma que ele e seu empregador tenham ganhos financeiros consideráveis no processo de desligamento. Nessa modalidade, o trabalhador poderá sacar somente 80% do saldo do FGTS. Para saber mais a respeito desse assunto, acesse o artigo Rescisão por Acordo: entenda o que é, para quem serve e como funciona redigido pela Gabrielly Soares, gestora de Recursos Humanos aqui na Nobre Contabilidade.

Atualização implementada pelo governo em 2019 com relação a saque do FGTS

Um dos fatores aprovados recentemente é a possibilidade de resgatar anualmente um valor conforme tabela de progressão de saldo acumulado.

Hoje há possibilidade de escolher se o empregado quer esses saques progressivos anuais ou no sistema antigo de saque, onde o saque ou resgate eram feitos em compras de imoveis, terrenos, etc.

Texto produzido e publicado com supervisão de Arthur Nascimento.

About Post Author

POSTS RELACIONADOS

EM MEIO AS DUVIDAS ?

Já foi em um lugar onde as pessoas falam com você e ao invés de tirar suas duvidas, saímos de la com mais duvidas? Pois bem as vezes nós Contadores somos assim, ao invés de ajudar nossos clientes, acabamos deixando ele com mais duvidas. O Contador é um facilitador, onde vai mostrar para seus Clientes […]

Leia o post completo

BOLETO MEI TEM NOVIDADE PARA 2016

A NOBRE informa! Os mais de 5,5 milhões de microempreendedores individuais formalizados no Brasil devem se atentar para duas novidades que já começam a vigorar agora no início do ano: o reajuste no valor da contribuição mensal e a forma de pagamento do boleto que não será mais enviado para a casa. Com o novo […]

Leia o post completo

Trabalho intermitente CLT: você sabe o que é?

Afinal, como funciona o trabalho intermitente CLT? Com o passar dos anos, muitas coisas mudaram. E, com as leis trabalhistas, não podia ser diferente. A CLT passou por mudanças em 2017 através da chamada reforma trabalhista. Assim, surgiu dentro da lei esta nova modalidade mais flexível e adaptável. O que diz a lei? Art. 443. […]

Leia o post completo