.

Você está em: Home > Blog > Rescisão por acordo: Entenda o que é, para quem serve e como funciona

Rescisão por acordo: Entenda o que é, para quem serve e como funciona

Publicado em: 27 de julho de 2019


 

rescisao por acordo como funciona nobre contabilidade e financas em osasco barueri e regiao

 

Está em vigor a nova modalidade de rescisão de contrato de trabalho entre empresa e empregador: a rescisão por acordo.

 

A reforma trabalhista trouxe essa modalidade de rescisão por acordo e está em vigor desde o dia 11/11/2017. Antes da reforma, essa modalidade não existia e forçava acordos informais e irregulares perante a lei – considerados fraudes perante a lei e sujeitos a punições criminais até os dias atuais – entre empregados e empregadores, de forma que permitisse o empregado sacar o FGTS e todos os benefícios que a demissão garante.

Mesmo nessa informalidade, em alguns casos o empregador se recusava a realizar a demissão devido ao alto custo que acarretava uma demissão, especialmente falando sobre a multa rescisória fixada em 40% adicionais sobre os valores a serem pagos ao empregador.

Neste cenário, o empregado sentia-se “obrigado” a continuar trabalhando na empresa indesejada e o empregador encarava o mesmo sentimento por ter de manter um profissional sem engajamento institucional em sua equipe.

Para acabar com problemas deste tipo, o governo criou esta nova modalidade chamada “rescisão consensual” ou “rescisão por acordo”, onde facilita a saída do funcionário de forma que ele e a companhia onde trabalha tenham ganhos financeiros e resolvam esse problema de relacionamento pré-estabelecido.

O que é a rescisão por acordo

A rescisão por acordo nada mais é que um consenso entre o empregador e empregado para rescindirem o contrato de trabalho estabelecido de forma que ambas as partes fiquem satisfeitas.

Como funciona essa modalidade de rescisão?

Apesar de facilitar a saída do funcionário do quadro de colaboradores, como em todo acordo, ainda assim possui seus prós e contras para ambas as partes.

O empregado, por exemplo, poderá sacar todas as verbas trabalhistas já previstas anteriormente na modalidade de demissão como saldo de salários, férias vencidas e proporcionais indenizadas, 13º Salário, dentre outros. Quanto ao FGTS, poderá sacar somente 80% do saldo, ao contrário da modalidade de demissão, onde poderia sacar até 100%. Outro contra dessa opção é que o empregado não terá direito ao seguro desemprego, benefício oferecido pelo governo em caso de demissão.

Com relação ao empregador, ainda terá de pagar a multa rescisória de contrato, porém, com uma redução de 20% no valor da multa, ao invés de 40% na modalidade de demissão por parte da empresa.
Está nova modalidade de rescisão foi instituída na lei 13.467/2017 da reforma trabalhista que você pode ler abaixo.

 

“Art. 484-A. O contrato de trabalho poderá ser extinto por acordo entre empregado e empregador, caso em que serão devidas as seguintes verbas trabalhistas: (Incluído pela Lei nº 13.467, de 2017)

I – por metade: (Incluído pela Lei nº 13.467, de 2017)

a) o aviso prévio, se indenizado; e (Incluído pela Lei nº 13.467, de 2017)

b) a indenização sobre o saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, prevista no § 1o do art. 18 da Lei no 8.036, de 11 de maio de 1990; (Incluído pela Lei nº 13.467, de 2017)

II – na integralidade, as demais verbas trabalhistas. (Incluído pela Lei nº 13.467, de 2017)

§1o A extinção do contrato prevista no caput deste artigo permite a movimentação da conta vinculada do trabalhador no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço na forma do inciso I- A do art. 20 da Lei no 8.036, de 11 de maio de 1990, limitada até 80% (oitenta por cento) do valor dos depósitos. (Incluído pela Lei nº 13.467, de 2017)

§ 2o A extinção do contrato por acordo prevista no caput deste artigo não autoriza o ingresso no Programa de Seguro-Desemprego. (Incluído pela Lei nº 13.467, de 2017)

Fonte: Site Oficial Jusbrasil

Vale lembrar que a rescisão por acordo tem que ser conversada e consentida entre ambas as partes. Ainda está com dúvidas sobre esse assunto?

Simule os valores a serem pagos na rescisão por acordo

Ficou interessado neste assunto e gostaria de fazer uma simulação dos débitos a pagar em uma rescisão por acordo? Fale agora com nossa equipe comercial. Estamos à disposição para esclarecer todas elas gratuitamente, basta nos ligar no telefone (11) 4565-6318, nos enviar uma mensagem aqui, ou nos chamar no WhatsApp (11) 96118-7642.

About Post Author

POSTS RELACIONADOS

O eSocial afeta sua empresa? Veja tudo o que você precisa saber

Entenda o que é, como funciona, quais serão as obrigações da sua empresa e penalidades do eSocial em caso de não cumprimento O que é o eSocial O e-social foi um projeto lançado pelo governo com o intuito de integrar os dados das empresas com relação às obrigações trabalhistas. Trata-se de um tipo de sistema […]

Leia o post completo

EM MEIO AS DUVIDAS ?

Já foi em um lugar onde as pessoas falam com você e ao invés de tirar suas duvidas, saímos de la com mais duvidas? Pois bem as vezes nós Contadores somos assim, ao invés de ajudar nossos clientes, acabamos deixando ele com mais duvidas. O Contador é um facilitador, onde vai mostrar para seus Clientes […]

Leia o post completo

Como funciona uma sociedade?

O que é e como funciona uma sociedade? Uma sociedade é uma união de dois ou mais indivíduos em prol de oferecer um produto ou serviço no mercado. No entanto, é muito comum surgirem dúvidas sobre como iniciar ou como funciona uma sociedade.  Nesse artigo, listamos dicas práticas para você que está pensando em iniciar […]

Leia o post completo