.
Você está em: Home > Blog > O que é FGTS e para que serve [Leitura Rápida]
Publicado em: 18 de agosto de 2019
Em uma leitura de menos de 2 minutos, você vai entender o que é e como funciona o FGTS e para que serve do ponto de vista contábil.
O FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – é uma poupança obrigatória que o empregador tem que abrir na Caixa Econômica Federal e depositar mensalmente para o empregado visando garantir ao trabalhador os recursos financeiros na hipótese de desligamento do emprego formal . As regras vigentes hoje são: perda de emprego sem justa causa e perda de emprego com justa causa.
Sem a justa causa, o empregado recebe integralmente o saldo acumulado do período em que contribuiu, com 40% de multa, essa a ser paga pela empresa. Nessa condição, o cidadão também tem direito ao seguro desemprego pago pelo governo, que pode variar com base no tempo de trabalho formal assinado em carteira, atingindo até seis parcelas.
Com a justa causa, o valor integral ainda pertence ao cidadão, porém, sem direito a multa de 40% e o fundo fica em uma conta inativa, onde o mesmo só pode ter acesso a essa quantia se:
Desde 11/11/2017, está em vigor a modalidade de rescisão por acordo, que visa facilitar a saída de um funcionário da empresa de forma que ele e seu empregador tenham ganhos financeiros consideráveis no processo de desligamento. Nessa modalidade, o trabalhador poderá sacar somente 80% do saldo do FGTS. Para saber mais a respeito desse assunto, acesse o artigo Rescisão por Acordo: entenda o que é, para quem serve e como funciona redigido pela Gabrielly Soares, gestora de Recursos Humanos aqui na Nobre Contabilidade.
Um dos fatores aprovados recentemente é a possibilidade de resgatar anualmente um valor conforme tabela de progressão de saldo acumulado.
Hoje há possibilidade de escolher se o empregado quer esses saques progressivos anuais ou no sistema antigo de saque, onde o saque ou resgate eram feitos em compras de imoveis, terrenos, etc.
Texto produzido e publicado com supervisão de Arthur Nascimento.
Atuar como Pessoa Jurídica (PJ) é uma estratégia comum entre prestadores de serviços e consultores. No entanto, muitos profissionais enfrentam dificuldades por cometerem erros contábeis e fiscais que poderiam ser evitados com orientação especializada. Neste artigo, você vai conhecer os principais equívocos cometidos por PJs e descobrir como a Nobre Contabilidade oferece suporte completo para manter sua operação segura, regular e financeiramente eficiente.
Leia o post completoOs relatórios de desempenho gerencial são ferramentas essenciais para empresas que desejam tomar decisões embasadas e eficientes. Neste post, explicamos o que são, quais indicadores utilizar, como estruturá-los e por que são fundamentais para o crescimento sustentável dos negócios.
Leia o post completoOlá pessoal, hoje quero falar um pouco sobre planejamento tributário, área importante dentro de um escritório de contabilidade no departamento financeiro das empresas. Infelizmente muitos contadores acabam deixando de lado essa análise enquanto lidam com as questões contábeis de seus clientes, fazendo-os pagar grandes cargas tributárias desnecessárias. Um levantamento feito pela Organização para a Cooperação […]
Leia o post completo