.
Você está em: Home > Fechamento de Empresa

O negócio não deu certo ou seus planos mudaram e agora precisa fechar sua empresa. Muitos empreendedores pensam que fechar as portas é só colocar um banner na fachada informando o encerramento das suas atividades mas fazer isso não garante o fechamento da empresa.
Você precisa oficializar o fechamento avisando os órgãos competentes. Para dar baixa na empresa, ela não pode estar com nenhuma pendência fiscal ou jurídica o que, na maioria das vezes, não é o que acontece com os empreendedores visto que acabam fechando seu negócio por não resistir a alguma crise financeira tendo já acumulado muitas dívidas.
Por esse motivo é exigido em algumas modalidades de abertura de empresa que os sócios entrem com um capital de valor mínimo para pagar credores caso a empresa feche antes do previsto.
O tempo para fechamento de empresa dependerá da situação das pendências fiscais e contábeis, mas, é possível realizar o fechamento da empresa em até 15 dias se estiver tudo em dia e, para empresas que estão irregulares, o processo leva em média de 3 a 4 meses.
Consigo dar baixa no CNPJ mesmo com pendências fiscais e contábeis?
A resposta é sim, mas a partir do momento que você fizer isso, os sócios começam a responder com sua pessoa física através CPF, ou seja, com seus bens pessoais em relação a empresa. Então cabe aos sócios ver se vale a pena realizar esse tipo de ação no processo de fechamento de empresa.
O processo se inicia realizando todas as pendências fiscais, contábeis, jurídicas e de recursos humanos de sua empresa para serem quitadas e assim liberar as próximas etapas. Pós feito isso, os próximos passos para realizar o processo de fechamento de empresa envolve formalizar o encerramento da empresa na jucesp e outros órgãos competentes, como:
Realizamos o fechamento de empresa MEI, LTDA, EIRELI, ME e EPP.
Solicite um orçamento e inicie o processo de encerramento de sua empresa ou esclareça todas as suas dúvidas sobre esse assunto.
A margem de contribuição mostra quanto sobra de cada venda para pagar os custos fixos e gerar lucro. Neste guia prático você vai entender o conceito, fórmulas, diferenças entre margens, como calcular na sua empresa, ler o ponto de equilíbrio, priorizar produtos/serviços e tomar decisões de preço, desconto e mix. No final, há um checklist e exemplos numéricos.
Leia o post completoA margem de contribuição mostra quanto sobra de cada venda para pagar os custos fixos e gerar lucro. Neste guia prático você vai entender o conceito, fórmulas, diferenças entre margens, como calcular na sua empresa, ler o ponto de equilíbrio, priorizar produtos/serviços e tomar decisões de preço, desconto e mix. No final, há um checklist e exemplos numéricos.
Leia o post completoO Orçamento Base Zero (OBZ) elimina “heranças” do orçamento anterior: cada gasto precisa ser justificado do zero com base em drivers operacionais (pedidos, leads, atendimentos, horas, etc.). Para PMEs, o OBZ traz disciplina, reduz desperdícios, conecta custos aos resultados e cria accountability por centro de custo. Neste guia você aprende quando usar, como implantar em 8 semanas, quais indicadores monitorar, como estruturar regras de aprovação, além de exemplos numéricos e planilha-modelo.
Leia o post completo