.
Você está em: Home > Blog > O eSocial afeta sua empresa? Veja tudo o que você precisa saber
Publicado em: 01 de outubro de 2019
Entenda o que é, como funciona, quais serão as obrigações da sua empresa e penalidades do eSocial em caso de não cumprimento
O e-social foi um projeto lançado pelo governo com o intuito de integrar os dados das empresas com relação às obrigações trabalhistas. Trata-se de um tipo de sistema de escrituração digital fiscal, previdenciárias e trabalhistas, como, por exemplo, INSS, FGTS dentre outros. Os órgãos e entidades envolvidas com e-social são RTB-Secretaria da Receita Federal, Caixa Econômica Federal, INSS — Instituto Nacional de Segurados social e MTE-Ministério do Trabalho e Emprego.
Prevendo que este novo sistema, trará benefícios e facilidades ao empregador, e garantirá a segurança dos dados e também proverá informações específicas com relação à movimentação dos trabalhadores.
Sua implementação começou em 2018 e agora em 2019 entramos em uma fase na qual a maioria das empresas já tem obrigações relativas a ele, ou seja, todas as empresas e pessoas físicas deverá adquirir o sistema e-social, contudo, desde que a contratação tenha fins fiscais, previdenciários e tributários.
O e-social substituirá uma variedade de formulários e declarações que antes eram entregues separadamente e de maneiras diferentes. O e-social unificará 15 obrigações que deverão ser entregues ao governo, sendo elas:
As empresas precisam possuir certificado digital (acesso empregador) para transmitir eletronicamente as documentações referente a empresa para realizar o envio ao e-social. Apenas as empresas MEIS, empregadores domésticos, segurados especiais e Micro Empresa (ME) e de pequeno porte (EPP) optantes pelo Simples Nacional e com até um empregado, não precisarão utilizar o certificado digital.
Existem três tipos de eventos, sendo eles:
Eventos iniciais: que deverão ser enviados apenas uma vez;
Eventos periódicos: são os eventos que possuem prazos para envio;
Eventos não periódicos: são eventos que não tem prazo pré definido dependendo da declaração.
1º grupo – Empresas com faturamento acima de R$ 78.000.000,00 no ano de 2016:
2º grupo – Empresas com faturamento de até R$ 78.000.000,00 em 2016 e não optantes do Simples Nacional
3º grupo – Empregadores optantes do Simples Nacional, empregadores pessoa física (exceto doméstico), produtor rural PF e entidades sem fins lucrativos:
4º grupo – Entes Públicos e Organizações Internacionais:
O não cumprimento dos prazos e envio ao e-social pode ocasionar multas e penalidades, seguindo o mesmo padrão de antes da implantação, ou seja, acarretando prejuízo financeiro imediato.
Caso você queira ler o Manual do e-social para verificar outras explicações e orientações, você pode acessar o portal e-social ou o PDF do manual nos links abaixo. Caso ainda tenha alguma dúvida, você pode falar comigo escrevendo através da página de contato.
Site Oficial com orientações para o E-social >> Clique aqui
Manual do eSocial em PDF >> Clique aqui
Já foi em um lugar onde as pessoas falam com você e ao invés de tirar suas duvidas, saímos de la com mais duvidas? Pois bem as vezes nós Contadores somos assim, ao invés de ajudar nossos clientes, acabamos deixando ele com mais duvidas. O Contador é um facilitador, onde vai mostrar para seus Clientes […]
Leia o post completoA contabilidade pública é fundamental para garantir a transparência, controle e eficiência na gestão do orçamento público. Ela atua desde o planejamento até o acompanhamento da execução orçamentária, assegurando o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal e das leis orçamentárias (PPA, LDO e LOA).
Por meio de relatórios contábeis confiáveis, a contabilidade permite identificar desvios, prevenir fraudes e orientar decisões estratégicas. Comparada à gestão privada, a gestão pública exige maior transparência e obediência a regras legais rigorosas.
Boas práticas incluem o uso de sistemas integrados, capacitação de profissionais, indicadores de desempenho e transparência ativa. Com isso, é possível alcançar uma administração mais eficiente, com uso consciente dos recursos públicos e maior confiança da sociedade.
Leia o post completoCaso você ainda não saiba, balanço patrimonial é um documento contábil que serve para mostrar em determinado período como está a saúde financeira de uma empresa. Muitos empreendedores não sabem mas, empresas ME e EPP não estão obrigadas a apresentar para Receita Federal Balancetes e muitos menos Balanço Patrimonial! Segue abaixo base legal: Art. 63. […]
Leia o post completo