.
E-mail(11) 4565-6318

Você está em: Home > Blog > O que é FGTS e para que serve [Leitura Rápida]

O que é FGTS e para que serve [Leitura Rápida]

Publicado em: 18 de agosto de 2019


 

FGTS o que é e para que serve com demissões sem justa causa e com justa causa ou recisão por acordo nobre contabilidade em osasco barueri sao paulo e regiao


Em uma leitura de menos de 2 minutos, você vai entender o que é e como funciona o FGTS e para que serve do ponto de vista contábil.

O que é FGTS e para que serve?

O FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – é uma poupança obrigatória que o empregador tem que abrir na Caixa Econômica Federal e depositar mensalmente para o empregado visando garantir ao trabalhador os recursos financeiros na hipótese de desligamento do emprego formal . As regras vigentes hoje são: perda de emprego sem justa causa e perda de emprego com justa causa.

Como funciona o Saque do FGTS sem Justa Causa

Sem a justa causa, o empregado recebe integralmente o saldo acumulado do período em que contribuiu, com 40% de multa, essa a ser paga pela empresa. Nessa condição, o cidadão também tem direito ao seguro desemprego pago pelo governo, que pode variar com base no tempo de trabalho formal assinado em carteira, atingindo até seis parcelas.

Como funciona o Saque do FGTS com Justa Causa

Com a justa causa, o valor integral ainda pertence ao cidadão, porém, sem direito a multa de 40% e o fundo fica em uma conta inativa, onde o mesmo só pode ter acesso a essa quantia se:

Como funciona o saque do FGTS em rescisão por acordo

Desde 11/11/2017, está em vigor a modalidade de rescisão por acordo, que visa facilitar a saída de um funcionário da empresa de forma que ele e seu empregador tenham ganhos financeiros consideráveis no processo de desligamento. Nessa modalidade, o trabalhador poderá sacar somente 80% do saldo do FGTS. Para saber mais a respeito desse assunto, acesse o artigo Rescisão por Acordo: entenda o que é, para quem serve e como funciona redigido pela Gabrielly Soares, gestora de Recursos Humanos aqui na Nobre Contabilidade.

Atualização implementada pelo governo em 2019 com relação a saque do FGTS

Um dos fatores aprovados recentemente é a possibilidade de resgatar anualmente um valor conforme tabela de progressão de saldo acumulado.

Hoje há possibilidade de escolher se o empregado quer esses saques progressivos anuais ou no sistema antigo de saque, onde o saque ou resgate eram feitos em compras de imoveis, terrenos, etc.

Texto produzido e publicado com supervisão de Arthur Nascimento.

POSTS RELACIONADOS

PARCELAMENTO DE FGTS

A Nobre Contabilidade informa! CAIXA ECONÔMICA FEDERAL libera Beneficio para empregadores poder Parcelar os débitos relativos a seus funcionários de FGTS segue abaixo orientações. O que é o Parcelamento de Débitos O parcelamento é a alternativa dada aos empregadores em débito com as contribuições estabelecidas na Lei nº 8.036/90 e na LC nº 110/2001 para regularizarem […]

Leia o post completo

Balanço Patrimonial não é obrigatório para empresas ME e EPP

Caso você ainda não saiba, balanço patrimonial é um documento contábil que serve para mostrar em determinado período como está a saúde financeira de uma empresa. Muitos empreendedores não sabem mas, empresas ME e EPP não estão obrigadas a apresentar para Receita Federal Balancetes e muitos menos Balanço Patrimonial! Segue abaixo base legal: Art. 63. […]

Leia o post completo

MEI IRREGULAR SERÁ BAIXADA PELA RECEITA FEDERAL

A NOBRE informa ! As duas principais obrigações dos Microempreendedores Individuais (MEI) são com o pagamento dos boletos mensais com valores fixos (Documento de Arrecadação Simplificada – DAS) e a Declaração Anual do Simples Nacional do MEI (DASN-SIMEI), que deveria ter sido feita no prazo legal (janeiro a maio). O Governo Federal, pela resolução do […]

Leia o post completo