.
E-mail(11) 4565-6318

Você está em: Home > Blog > O que é FGTS e para que serve [Leitura Rápida]

O que é FGTS e para que serve [Leitura Rápida]

Publicado em: 18 de agosto de 2019


 

FGTS o que é e para que serve com demissões sem justa causa e com justa causa ou recisão por acordo nobre contabilidade em osasco barueri sao paulo e regiao


Em uma leitura de menos de 2 minutos, você vai entender o que é e como funciona o FGTS e para que serve do ponto de vista contábil.

O que é FGTS e para que serve?

O FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – é uma poupança obrigatória que o empregador tem que abrir na Caixa Econômica Federal e depositar mensalmente para o empregado visando garantir ao trabalhador os recursos financeiros na hipótese de desligamento do emprego formal . As regras vigentes hoje são: perda de emprego sem justa causa e perda de emprego com justa causa.

Como funciona o Saque do FGTS sem Justa Causa

Sem a justa causa, o empregado recebe integralmente o saldo acumulado do período em que contribuiu, com 40% de multa, essa a ser paga pela empresa. Nessa condição, o cidadão também tem direito ao seguro desemprego pago pelo governo, que pode variar com base no tempo de trabalho formal assinado em carteira, atingindo até seis parcelas.

Como funciona o Saque do FGTS com Justa Causa

Com a justa causa, o valor integral ainda pertence ao cidadão, porém, sem direito a multa de 40% e o fundo fica em uma conta inativa, onde o mesmo só pode ter acesso a essa quantia se:

Como funciona o saque do FGTS em rescisão por acordo

Desde 11/11/2017, está em vigor a modalidade de rescisão por acordo, que visa facilitar a saída de um funcionário da empresa de forma que ele e seu empregador tenham ganhos financeiros consideráveis no processo de desligamento. Nessa modalidade, o trabalhador poderá sacar somente 80% do saldo do FGTS. Para saber mais a respeito desse assunto, acesse o artigo Rescisão por Acordo: entenda o que é, para quem serve e como funciona redigido pela Gabrielly Soares, gestora de Recursos Humanos aqui na Nobre Contabilidade.

Atualização implementada pelo governo em 2019 com relação a saque do FGTS

Um dos fatores aprovados recentemente é a possibilidade de resgatar anualmente um valor conforme tabela de progressão de saldo acumulado.

Hoje há possibilidade de escolher se o empregado quer esses saques progressivos anuais ou no sistema antigo de saque, onde o saque ou resgate eram feitos em compras de imoveis, terrenos, etc.

Texto produzido e publicado com supervisão de Arthur Nascimento.

POSTS RELACIONADOS

E – FINANCEIRA

A e-Financeira é uma obrigação acessória que será enviada através do SPED, fazem parte os saldos de contas correntes, movimentações de resgate, rendimentos, poupanças, entre outras informações financeiras que estão previstas na no art. 5º da IN 1.571. O envio será feito por meio de um conjunto de arquivos digitais onde farão parte informações referente […]

Leia o post completo

FIQUE ATENTO !!!!

DME – Declaração de Operações Liquidadas com Moeda em Espécie É obrigatória a prestação de informações relativas a operações liquidadas em espécie quando em valores iguais ou superiores a R$30 mil. As operações serão reportadas em formulário eletrônico, denominado Declaração de Operações Liquidadas com Moeda em Espécie (DME). As instituições financeiras reguladas pelo Banco Central […]

Leia o post completo

O eSocial afeta sua empresa? Veja tudo o que você precisa saber

Entenda o que é, como funciona, quais serão as obrigações da sua empresa e penalidades do eSocial em caso de não cumprimento O que é o eSocial O e-social foi um projeto lançado pelo governo com o intuito de integrar os dados das empresas com relação às obrigações trabalhistas. Trata-se de um tipo de sistema […]

Leia o post completo