.
E-mail(11) 4565-6318 (Telefone e WhatsApp)

Você está em: Home > Blog > Controle financeiro empresarial: como evitar dores de cabeça com o seu negócio?

Controle financeiro empresarial: como evitar dores de cabeça com o seu negócio?

Publicado em: 02 de dezembro de 2020


 

Controle Financeiro Empresarial

Muitos empreendedores têm dificuldade em manter suas finanças em dia e em assumir o controle financeiro empresarial. Saiba que, em muitas situações, a área financeira não é valorizada como deveria, sendo desprezada por muitos que acabam perdendo dinheiro devido a falta de organização.

Dessa forma, ao não cuidar adequadamente do dinheiro, acabam dizendo a famosa frase: “para onde o meu dinheiro está indo?”. Então, com o sentimento de culpa e perda do controle financeiro empresarial, muitos procuram uma contabilidade devido a sua má administração dos recursos financeiros.

Portanto, veremos abaixo algumas dicas para ter um controle financeiro empresarial mais efetivo:

Lembre-se que você é o administrador do seu negócio 

Controle Financeiro Empresarial

Em primeiro lugar, um dos maiores erros de muitos empresários é colocar o seu negócio nas mãos de terceiros. Não que isso seja ruim, pois, hoje, um contador ou um assistente pode te auxiliar e muito nas decisões. Mas apenas “auxiliar”. Quem dá o aval é você! Portanto, ter um conhecimento, mesmo que básico é essencial para saber dialogar com as pessoas que podem te auxiliar.

Assuma a responsabilidade pelos seus erros 

Controle Financeiro Empresarial

É comum, entre os administradores de empresas, procurar a culpa em tudo e todos: governo, contabilidade, colaboradores, exceto neles mesmos. Veja bem, se você deixou de pagar um imposto para o governo, se você não entende nada de contabilidade ou se você tem maus colaboradores, a responsabilidade é somente sua. Então, assuma os erros e decida mudar.

Algumas pessoas quebram a cara muitas vezes até entender isso e tomar uma atitude. Às vezes, conversando com alguns empresários, vejo que, ao falar sobre contabilidade e a importância dela numa empresa, eles ficam completamente perdidos na conversa. Isso acontece por não conhecerem departamentos importantes da empresa, como a contabilidade, por exemplo.

Estude sua empresa e garanta um controle financeiro empresarial efetivo 

Controle Financeiro Empresarial

Estudar sua empresa significa se manter atualizado. Conhecer as novidades e avanços do segmento não é dever somente do seu colaborador ou prestador de serviços. Portanto, é, também, sua responsabilidade se manter atualizado todos os dias. Então, estude sobre o comportamento humano, finanças, vendas e sobre o segmento da empresa. Não é necessário ser especialista, mas ter conhecimento básico de todos os departamentos é essencial para o crescimento e bom andamento do seu negócio.

Use a tecnologia a seu favor

Controle Financeiro Empresarial

Hoje existem muitas ferramentas de tecnologia para você controlar sua equipe, finanças, estoque, dentre outros.
Não faça da planilha seu instrumento de trabalho, faça dela uma auxiliadora para a execução do seu trabalho. Comece, portanto, a trabalhar com um sistema financeiro para administrar seu negócio.

Atualmente, na Nobre Contabilidade & Finanças, trabalhamos com o Conta Azul que nos auxilia no controle financeiro empresarial de nossos clientes.

Também usamos e recomendamos o uso do Trello, uma ferramenta de organização para mapear e orientar as atividades de seus colaboradores.

Para conseguir o controle financeiro empresarial, tenha visão de futuro

Controle Financeiro Empresarial

Visualize o seu negócio daqui a 5 anos. Como ele estará? Como os seus colaboradores estarão? Comece a tomar atitudes imaginando o futuro que espera. Se seu negócio está fadado a morrer nas vendas presenciais, comece a buscar ferramentas para vender o seu produto virtualmente. Se sua empresa recebe uma grande oportunidade de negócio, comece a projetar a empresa para o futuro, estruturando-a para atender a demanda que virá.

Gostaria de mais orientações sobre como melhorar o controle financeiro empresarial? Fale com um de nossos especialistas ainda hoje! 

Clique aqui e bata um papo conosco.

About Post Author

POSTS RELACIONADOS

Balanço Patrimonial não é obrigatório para empresas ME e EPP

Caso você ainda não saiba, balanço patrimonial é um documento contábil que serve para mostrar em determinado período como está a saúde financeira de uma empresa. Muitos empreendedores não sabem mas, empresas ME e EPP não estão obrigadas a apresentar para Receita Federal Balancetes e muitos menos Balanço Patrimonial! Segue abaixo base legal: Art. 63. […]

Leia o post completo

Principais dúvidas sobre Terceirização

Abaixo alguns esclarecimentos em relação a Terceirização de mão de obra . ATIVIDADES QUE PODEM SER TERCEIRIZADAS    A terceirização pode ser aplicada em todas as áreas da empresa definida como atividade-meio, por exemplo, as seguintes atividades:   Serviços de alimentação, serviços de conservação patrimonial e de limpeza, serviço de segurança, serviços de manutenção geral […]

Leia o post completo

Primeiros passos para empreender: todas as dicas que você precisa

Antes de conhecermos os primeiros passos para empreender, é necessário saber de onde surge o empreendedorismo. As ideias empreendedoras surgem a partir de um desejo de inovar, de uma insatisfação com o trabalho atual ou de uma análise do mercado, onde se observa alguma oportunidade de negócio. Independentemente da origem da ideia, a motivação é […]

Leia o post completo