.
Você está em: Home > Blog > Controle financeiro empresarial: como evitar dores de cabeça com o seu negócio?
Publicado em: 02 de dezembro de 2020
Muitos empreendedores têm dificuldade em manter suas finanças em dia e em assumir o controle financeiro empresarial. Saiba que, em muitas situações, a área financeira não é valorizada como deveria, sendo desprezada por muitos que acabam perdendo dinheiro devido a falta de organização.
Dessa forma, ao não cuidar adequadamente do dinheiro, acabam dizendo a famosa frase: “para onde o meu dinheiro está indo?”. Então, com o sentimento de culpa e perda do controle financeiro empresarial, muitos procuram uma contabilidade devido a sua má administração dos recursos financeiros.
Portanto, veremos abaixo algumas dicas para ter um controle financeiro empresarial mais efetivo:
Em primeiro lugar, um dos maiores erros de muitos empresários é colocar o seu negócio nas mãos de terceiros. Não que isso seja ruim, pois, hoje, um contador ou um assistente pode te auxiliar e muito nas decisões. Mas apenas “auxiliar”. Quem dá o aval é você! Portanto, ter um conhecimento, mesmo que básico é essencial para saber dialogar com as pessoas que podem te auxiliar.
É comum, entre os administradores de empresas, procurar a culpa em tudo e todos: governo, contabilidade, colaboradores, exceto neles mesmos. Veja bem, se você deixou de pagar um imposto para o governo, se você não entende nada de contabilidade ou se você tem maus colaboradores, a responsabilidade é somente sua. Então, assuma os erros e decida mudar.
Algumas pessoas quebram a cara muitas vezes até entender isso e tomar uma atitude. Às vezes, conversando com alguns empresários, vejo que, ao falar sobre contabilidade e a importância dela numa empresa, eles ficam completamente perdidos na conversa. Isso acontece por não conhecerem departamentos importantes da empresa, como a contabilidade, por exemplo.
Estudar sua empresa significa se manter atualizado. Conhecer as novidades e avanços do segmento não é dever somente do seu colaborador ou prestador de serviços. Portanto, é, também, sua responsabilidade se manter atualizado todos os dias. Então, estude sobre o comportamento humano, finanças, vendas e sobre o segmento da empresa. Não é necessário ser especialista, mas ter conhecimento básico de todos os departamentos é essencial para o crescimento e bom andamento do seu negócio.
Hoje existem muitas ferramentas de tecnologia para você controlar sua equipe, finanças, estoque, dentre outros.
Não faça da planilha seu instrumento de trabalho, faça dela uma auxiliadora para a execução do seu trabalho. Comece, portanto, a trabalhar com um sistema financeiro para administrar seu negócio.
Atualmente, na Nobre Contabilidade & Finanças, trabalhamos com o Conta Azul que nos auxilia no controle financeiro empresarial de nossos clientes.
Também usamos e recomendamos o uso do Trello, uma ferramenta de organização para mapear e orientar as atividades de seus colaboradores.
Visualize o seu negócio daqui a 5 anos. Como ele estará? Como os seus colaboradores estarão? Comece a tomar atitudes imaginando o futuro que espera. Se seu negócio está fadado a morrer nas vendas presenciais, comece a buscar ferramentas para vender o seu produto virtualmente. Se sua empresa recebe uma grande oportunidade de negócio, comece a projetar a empresa para o futuro, estruturando-a para atender a demanda que virá.
Gostaria de mais orientações sobre como melhorar o controle financeiro empresarial? Fale com um de nossos especialistas ainda hoje!
Clique aqui e bata um papo conosco.
Como ser um contador moderno ? Bom vejo que essa é a pergunta de muitos contadores que estão á caminho do sucesso, mas percebo que muitos caiem na mentira do comodismo ou até mesmo tem medo de arriscar, mas como diz o ditado quem arrisca não petisca, portanto para se tornar um contador moderno, temos […]
Leia o post completoA NOBRE informa ! As duas principais obrigações dos Microempreendedores Individuais (MEI) são com o pagamento dos boletos mensais com valores fixos (Documento de Arrecadação Simplificada – DAS) e a Declaração Anual do Simples Nacional do MEI (DASN-SIMEI), que deveria ter sido feita no prazo legal (janeiro a maio). O Governo Federal, pela resolução do […]
Leia o post completoEntenda o que é, como funciona, quais serão as obrigações da sua empresa e penalidades do eSocial em caso de não cumprimento O que é o eSocial O e-social foi um projeto lançado pelo governo com o intuito de integrar os dados das empresas com relação às obrigações trabalhistas. Trata-se de um tipo de sistema […]
Leia o post completo