.
E-mail(11) 4565-6318 (Telefone e WhatsApp)

Você está em: Home > Blog > Parcelamento de Dívidas para Micro e Pequenas Empresas

Parcelamento de Dívidas para Micro e Pequenas Empresas

Publicado em: 05 de julho de 2021


 

Parcelamento de Dívida

O Governo Estadual de SP lançou um programa para o parcelamento de dívidas, buscando auxiliar principalmente o pequeno e micro empresário. Em decorrência da pandemia do coronavirus, muitas empresas tiveram suas finanças afetadas, adquirindo dívidas que podem comprometer sua permanência no mercado.

Pensando nisso, o programa de parcelamento de dívidas auxilia na liquidação e parcelamento dos débitos presentes na dívida ativa entre 2017 e 2020. Dessa forma, o governo prevê que serão beneficiados quase 27 mil contribuintes do ICMS e mais de 1,4 milhão do IPVA. Serão descontados juros e multas aplicados sobre o ICMS e o IPVA.

Mas afinal, o que é o ICMS e por que ele impacta no parcelamento de dívidas?

O ICMS é o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação. Em resumo, esse imposto corresponde ao valor pago para produtos e serviços tributáveis transitarem entre cidades e estados ou serem transmitidos de pessoas jurídicas para pessoas físicas.

O valor do imposto é definido por cada unidade federativa e é aplicado para possibilitar a movimentação de produtos e serviços. Ele está presente em praticamente tudo, desde a saída de um produto das mãos do seu produtor, passando pelo transporte até o supermercado, até a venda ao consumidor final.

Alguns setores são isentos de efetuar o pagamento do ICMS, no entanto, a grande maioria dos micro e pequenos empresários se enquadra nos pagantes. Logo, o parcelamento de dívidas de ICMS beneficia grandemente essas empresas.

Como solicitar o parcelamento de dívidas?

Acessando o portal da Procuradoria Geral do Estado é possível solicitar o parcelamento de dívidas ativas e quitar as pendências financeiras com um desconto de até 40% sobre os juros e multas. Para entender melhor como funciona esse parcelamento e se o seu negócio se aplica nisso, entre em contato com o nosso time de especialistas e agende uma consultoria, basta clicar aqui.

About Post Author

POSTS RELACIONADOS

Rescisão por acordo: Entenda o que é, para quem serve e como funciona

  Está em vigor a nova modalidade de rescisão de contrato de trabalho entre empresa e empregador: a rescisão por acordo.   A reforma trabalhista trouxe essa modalidade de rescisão por acordo e está em vigor desde o dia 11/11/2017. Antes da reforma, essa modalidade não existia e forçava acordos informais e irregulares perante a […]

Leia o post completo

Periculosidade e Insalubridade: Entenda mais sobre o assunto!

Já ouviu falar de periculosidade e insalubridade? Saberia diferenciar ambas? Se sua resposta foi não, te ajudarei nessa questão. Primeiramente esses dois conceitos são adicionais que todo trabalhador que trabalhe com riscos a saúde, tem direito por lei, em ter esse adicional ao seu salário. O que é Insalubridade? A insalubridade é quando o trabalhador […]

Leia o post completo

Controle financeiro empresarial: como evitar dores de cabeça com o seu negócio?

Muitos empreendedores têm dificuldade em manter suas finanças em dia e em assumir o controle financeiro empresarial. Saiba que, em muitas situações, a área financeira não é valorizada como deveria, sendo desprezada por muitos que acabam perdendo dinheiro devido a falta de organização. Dessa forma, ao não cuidar adequadamente do dinheiro, acabam dizendo a famosa […]

Leia o post completo